icon-hamburger
icon-minicart

Instalação

Passo a passo para aplicação do papel de parede

Com todos os materiais em mãos, chegou a hora de fazer a instalação do papel de parede. Siga este passo a passo para ter uma visão geral da aplicação do papel de parede na sua casa:

1. Deixe a parede nivelada

Toda a área da parede deve estar igual, sem diferenças. Então nivele antes de fazer a aplicação. Gesso ou massa corrida devem ajudar nessa tarefa.

2. Resolva qualquer problema

Antes de fazer a aplicação, tape buracos, lixe a parede para remover texturas de tinta e resolva qualquer tipo de infiltração.

3. Passe uma mão de tinta

Não é interessante aplicar o papel de parede diretamente no gesso ou na massa corrida, já que pedaços de pó podem grudar no material. Passe pelo menos uma mão de tinta, que pode ser branca mesmo.

4. Meça a área em que irá instalar o papel de parede

Se for colocar o papel de parede em todo o espaço, do chão ao teto, calcule essa medida.

Além disso, quando encontrar janelas, tomadas e interruptores você deve marcar essa medida, pois será necessário cortar o papel e então retomar a aplicação após esses elementos.

5. Corte o papel de parede de acordo com a altura desejada

Para papéis de parede sem estampas, dê uma folga de 5cm em cima e 5cm em baixo, ou seja, 10 cm a mais da altura calculada.

Agora se a ideia é aplicar papel de parede estampado ou com detalhes é preciso fazer com que as estampas se encaixem. A dica é calcular sempre 10% a mais de papel além do valor da altura.

Por exemplo, se o espaço calculado para aplicação tem 1 metro, você deve cortar 1,10 metros de papel de parede.

Utilize a tesoura para essa tarefa.

6. Passe a cola no papel de parede

Com a ajuda de um rolo de pintura, passe a cola no papel de parede. Para facilitar a aplicação você pode usar um recipiente indicado para pintura de paredes para colocar a cola.

Se você optou por papel de parede autocolante, pode pular esse passo.

7. Aplique o papel na parede

Nesse momento você irá precisar da escada, pois a aplicação começa de cima para baixo. Encaixe o papel no canto superior e então vá alisando com a ajuda de um escovão ou das próprias mãos.

Nesse momento a ideia é garantir que o papel se fixe na parede, então não se assuste se ficarem algumas bolhas, elas desaparecerão naturalmente em alguns dias.

8. Corte as sobras

As sobras de papel são cortadas com a ajuda de uma espátula e do estilete. A ideia é que a espátula ajude você a cortar certinho o que sobrou do papel.

9. Recorte tomadas e interruptores

Você pode se programar para que o papel vá até a tomada e então continue depois dela, cortando uma tira mais fina para aplicação.

Mas caso opte por colocar o papel completo, na altura da parede, corte com a ajuda do estilete enquanto estiver colando o papel.

Você pode também marcar no próprio papel, onde se encontra o interruptor ou tomada e recortar antes de passar a cola.

10. Limpe as emendas

Para limpar as emendas é recomendado usar apenas um pano úmido, no caso dos papéis de parede de TNT e tradicionais. Para os de vinílico você pode contar também com a ajuda de uma esponja.

Evite esfregar. A ideia é apenas tirar as marcas de dedos e o excesso de cola.